quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Enxoval!

Quando enfim soubemos o sexo do nosso bebê pensei que sería mais fácil comprar roupinhas e afins, pois se hoje em dia você entrar em uma loja de artigos para bebê e perguntar por roupinhas unissex a vendedora vai lhe dizer: "Ahh senhora, não temos nada! Volte quando souber o sexo do seu bebê." Olha, isso me dava uma raiva, como assim não existem roupas unissex? Na minha época de criança as roupas trocavam de filhos, passavam de um para o outro, eram roupas extremamente unissex. Pelo contrário dos dias de hoje, lacinhos, frufus, carrinhos e afins eram vistos somente em roupas caríssimas que pelo menos meus pais compravam somente para usarmos em datas especiais.
Mas meu mundo azul não era tão blue assim! Ao entrar com a maior expectativa em uma loja para enfim virar para a vendedora e dizer: "Meu bebê é um menino!", me deparei com 90% da loja em rosa, lilás, vestidos, sainhas e lacinhos. Como assim só tem essa meia dúzia de roupinhas sem graça para menino? Fiquei peregrinando na loja algo que fosse do meu gosto, é claro que eu já sabia que sería algo bem complicado, pois sou muito enjoada com as coisas mesmo, quer um exemplo? Roupinha com transfer eu descarto, pois tem que ter muito cuidado para passar senão mancha o desenho e vira um borrão colorido, desenhos com por exemplo um gato verde florescente (poxa! Nem existe isso!) eu descarto na hora! Roupas do tipo Cheguei!!! Muito coloridas e de tecido vagabundo também não tem vez nas minhas compras. Afinal meu príncipe merece tudo do melhor dentro de nossas possibilidades financeiras, então peregrinando achei uma blusinha xadrez com calça azul que adorei, comprei tamanho RN mas achei enorme rsrsrsrs.
Depois deste dia eu tive a certeza que fazer um enxoval para menino sería muito mais difícil do que eu imaginava, primeiro pela escassa opção de coisas e segundo pelo meu jeito super hiper mega enjoado de ser. Então todas as vezes que eu saía para resolver qualquer coisa eu ficava fissurada em entrar nas lojas de roupinhas de bebê para ver se tinha algo que eu gostasse, então volta e meia eu encontrava algo que eu achava fofo, então comprava! O shopping era o meu melhor amigo, porém as lojas cobram um absurdo de caro, mas às vezes eu conseguia algo em promoção e isso me animava muito.

Primeira roupinha que comprei.


Algumas outras roupinhas que fui comprando nas minhas saídas:



Adoro essas golas pólo.


Para usar na maternidade


Homenagem ao papai e o tênis que amei à primeira vista.


Para sair da maternidade, papai que escolheu.


No início do enxoval a única coisa que pensamos é em comprar roupinhas e sapatinhos, mas e o resto? Eu nunca tinha me interessado por nada relativo a bebês antes então não tinha a mínima idéia do que devería comprar realmente, pesquisei em sites de busca e na comunidade de gestantes que participo tive uma idéia bem melhor do que realmente comprar, pois nestas lojas de bebês dão listas de enxovais que tem ítens extremamente dispensáveis e algumas até com ítens arcaicos como cinteiro (para quem não sabe como eu não sabia, é um pedacinho de fralda que as pessoas enrolavam a barriga do bebê na região do cordão umbilical para "proteger", mas hoje em dia os médicos chegaram a conclusão que é só passar álcool 70° que ele seca e cai rapidinho). Então aí vai a listinha do que eu acho essencial para ter em casa quando o bebê chega da maternidade:

Enxoval para o quarto:

1 Berço
1 Colchão para o berço
1 jogo de protetores laterais para berço ou um kit berço
4 jogos de lençóis para berço
1 edredon (se não vier no kit berço)
1 cobertor
1 móbile
3 mantas
1 babá eletrônica
1 Cômoda
Cabides (no mínimo 12)
1 abajour
1 trocador de cômoda (se não vier no kit berço)
2 toalhas de banho com capuz
4 toalhas de fralda
1 travesseiro antisufocante
3 cueiros
1 bolsa para maternidade
1 frasqueira
1 mosquiteiro (se não vier no kit berço)
1 cesto para o lixo
1 kit higiene
1 tesoura para cortar a unha do bebê
1 jogo de escova e pente
1 termômetro
1 banheira
1 aspirador nasal
2 caixas de hastes flexíveis
1 fita adesiva
1 sabonete de glicerina (pode ser líquido)
2 pomadas anti-assaduras
1 pote para colocar coisinhas diversas como remédios
1 carrinho
1 bebê conforto
1 nebulizador (é de extrema importância, o Gustavo ficou resfriado logo na segunda semana de vida e tive que comprar de emergência)
1 almofada para amamentar

Enxoval para o bebê:

6 macacões P
3 bodyes com calça mijão
2 casacos
1 conjunto para sair da maternidade
6 pares de meia RN
3 pares de sapato (malha, plush, pantufa ou sapatinho de couro mesmo)
3 pares de luva
2 toucas
15 fraldas de boca (eu sou exagerada nesta parte)
Muitas fraldas, mas RN eu recomendo comprar só 1 pacote.

Sei que parece ser pouca a quantidade de roupinhas, mas esse era o básico, é claro que acabamos comprando muito mais, só que o bebê perde as roupinhas muito rápido, os macacões com pezinho são os primeiros, mas se conseguir encontrar com pés reversíveis dá para utilizar muito mais tempo, os conjuntos também são uma boa opção porque dá para utilizar as peças em separado.

Na internet e no orkut conseguí ver várias roupinhas que eram do meu gosto e que vale muito a pena comprar primeiro pelo preço que dá para encontrar mais em conta e também pela enorme diversidade de coisas que é muito difícil de encontrar nas lojas físicas, hoje em dia dá pra fazer um enxoval completo sem nem ao menos sair de casa, adorei muitos sites como:

- http://momentoencantado.com.br/
- http://www.submarino.com.br/menu/184/Bebes
- http://www.americanas.com.br/loja/594/bebes
- http://www.ticoticabum.com.br/Vitrine/Home/Home.aspx
- http://www.abracadabra.com.br/site/index.cfm
- http://lista.mercadolivre.com.br/bebes/
- http://www.alobebe.com.br/
- http://www.walmart.com.br/Vitrine/Departamento/bebes.aspx?Filtro=C580

É claro que também virei fã de carteirinha de algumas lojas que tem aqui no Rio de Janeiro que possuem um ótimo estoque de roupinhas lindas para meninos e meninas também como a Raffa´s, Ação Children, Alfabeto, C&A e Renner (que tem roupinhas muito estilosas, fiquei louca quando entrei).

Para quem tem preguiça ou não tem tempo para ficar batendo perna por aí também existe a feira de gestantes e bebês que acontecem em vários estados do Brasil e que reúnem de tudo por lá, quem for com dinheiro em espécie consegue vários precinhos bacanas, mas nada diferente do que ví em minhas andanças, apenas é muito mais cômodo comprar tudo no mesmo lugar, mas também é uma tentação que reúne todo tipo de stands com coisas que ví nas revistas de bebê e que me deixou louquinha, se eu pudesse compraría tudinhoooo, mas este será um post à parte, ok?

Depois desta peregrinação em busca de roupas para o meu rebento também fomos ganhando vários presentinhos com todos os tipos de coisas que iríamos precisar, confesso que foi um grande alívio, pois economizamos muito com os presentinhos, agradecemos muito a nossos amigos e parentes.







2 comentários: